Seguidores

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Deolinda (Especial)


Tal como já foi referido anteriormente, o fado já é cantado há quase dois séculos, tendo começado na cidade de Lisboa. No Século XXI surgiram grandes revelações na música, cuja inspiração proveio do fado tal como das origens deste. Assim em 2006, surgiu um grupo de música popular portuguesa chamado “Deolinda”, que desde então, tem obtido um grande sucesso em Portugal.
 
Este projecto musical iniciou-se quando a vocalista dos Lupanar, Ana Bacalhau, se juntou aos seus primos, Pedro da Silva Martins e Luís José Martins, para mostrar que a sua voz combinava com as rimas e melodias das músicas por eles criadas. Mais tarde, o contrabaixista da mesma banda de que Ana Bacalhau fazia parte, José Pedro Leitão, juntou-se ao grupo, formando os Deolinda.

Em 2007, a FNAC lançou a compilação “Novos Talentos”, em que incluiu o tema “Contado Ninguém Acredita” dos Deolinda.

A 28 de Abril de 2008 sai o disco de estreia do grupo, “Canção ao Lado”, conquistando seis meses depois o 3ºlugar dos 30 álbuns mais vendidos em Portugal e tornando-se disco de dupla platina, um ano mais tarde. Ainda em 2009, a editora World Connection lançou o disco de estreia dos Deolinda no mercado europeu, tendo conquistado na tabela de vendas discográficas “World Music Charts Europe” o 8ºlugar em Abril, e o 4ºlugar em Maio.

A digressão do grupo, não se ficou apenas por concertos nas cidades portuguesas, expandindo-se à Suíça, à Alemanha e Holanda.
Segundo uma votação feita pela Antena 3, o disco de estreia dos Deolinda ficou colocado no 10ºlugar na lista dos melhores álbuns de música portuguesa editado entre 1994 e 2009.

O segundo álbum do grupo estreou a 23 de Abril de 2010 e foi intitulado de “Dois Selos e um Carimbo”, conquistando o topo da tabela de vendas portuguesas e tornando-se disco de platina, após a estreia do single “Um Contra o Outro” retirado do mesmo disco.
Em 2011, o grupo estreou nos seus concertos, a música “Parva Que Sou”, que apesar de ainda não ter sido editada em nenhum suporte comercializado, já é considerada um hino de uma geração, geração essa que está descontente pelos seus sonhos não concretizados devido á crise que em Portugal se tem alastrado (a nível social e a nível económico).

Assim, achamos que os Deolinda merecem destaque no nosso blog. Em baixo, pode visualizar um vídeo retirado do Youtube, com a música “Parva Que Sou” que foi recentemente ouvida pela primeira vez no Coliseu do Porto e no Coliseu de Lisboa, e que foi bastante aplaudida pelo público.




1 comentário:

  1. Das melhores bandas portuguesas da actualidade. Uma banda que concerteza irá marcar para sempre a minha/actual geração.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue